Três lições de História

P1040001

O Verão ainda não chegou mas, passado o trabalhoso período que rodeou a edição e apresentação do Álbum de Memórias do CIRV, o GEPPAV já merecia um dia de descanso, com História e Gastronomia à mistura como é hábito. No passado sábado, 4 de Junho, com a companhia do Basílio Barrocas — por direito próprio, um membro honorário do grupo — não foi preciso ir muito longe para usufruir de três proveitosas lições sobre o nosso passado, mais longínquo e mais recente. Começámos por este último, com uma visita ao Colégio Jesuíta de Pasaxe, em Camposancos, mesmo em frente a Caminha. Guiados por um seu antigo aluno, o Sr. João, foi-nos possível constatar o estado extremo de abandono e degradação a que chegou este imenso edifício que serviu como estabelecimento de ensino mas também, durante a Guerra Civil de Espanha (1936-1939), como campo de concentração para presos republicanos. 

Recuando muito no tempo, seguimos depois para o Mosteiro de Oia, na estrada da Guarda a Baiona, um cenóbio cisterciense do século XII com uma longa história que tem ainda uma relação com Vilar de Mouros, mercê da louça de uso comum que daqui ia para a Galiza pelos finais do século XIX. 
Finalmente, depois de umas saborosas tapas e de um vinho do Ribeiro em amena esplanada da Praia América, atravessámos de volta a Ponte da Amizade para, na beira-rio de Lanhelas, assistirmos a uma divertida recriação do célebre episódio de 23 de Abril de 1644, em plena Guerra da Restauração, em que os bravos moradores da freguesia vizinha, com a ajuda de muitos vilarmourenses, como está documentalmente comprovado, repeliram uma investida de soldados galegos. Enfim, um dia bem passado antes do regresso ao trabalho.
 
 
P1040001
 
 
 
 
IMG 6343
 
 
P1030939
Go to top